As imagens mostram os trabalhos iniciais para que sejam feitas as peças que serão utilizadas para desenolver o Acoplamento do Motor Elétrico ao Câmbio Original do Gol. O veículo continuará não só com o Câmbio Original assim como também o Sistema de Embreagem original. São realizadas medidas, avaliações e confecção do molde em papelão para fazer o corte do flange e a criação das demais peças. Dando continuidade, será feita a peça que se adaptará no Motor Elétrico e no Volante do Motor. Essa peça será feita a partir de um cilindro de aço utilizando-se para isso um torno mecânico. Será utilizado apenas como modelo as medidas do virabrequim original do motor AT 1.0 do Gol. O Volante do Motor terá seu peso reduzido, pois o motor elétrico não produz vibrações como o motor a explosão. Foi verificado que não há necessidade de se utilizar rolamento de apoio para proteger o motor da ação da embragem.
Nessa semana, de 25 a 28 de fevereiro de 2009, mais curta em virtude do carnaval, foram feitas a peça de adaptação ao volante motor e dois flanges de alumínio. Foi feito um novo flange de alumínio que se adapta à carcaça do câmbio em virtude de diminuir o peso em substituição ao flange de aço. O peso do volante motor depois de torneado foi reduzido em cerca de 3 kg.
Temos também a inclusão na equipe de trabalho o Rafael, dono da oficina Proinject, no Setor de Oficinas Norte, em Brasília.
Em 23 de março de 2009 foi concluído o trabalho de desenvolvimento do Sistema de Acoplamento do Motor Elétrico ao Câmbio Original do Gol. Abaixo mais algumas imagens do desenvolvimento do sistema. É importante ressaltar que nessa fase o alinhamento do motor elétrico com o câmbio do carro é fundamental. Veremos a imagem de soldagem do flange que irá na carcaça com os outros que serão utilizados para permitir a distância correta do motor elétrico ao câmbio do Gol. Temos também a imagem de uma peça de nylon que foi desenvolvida para centralizar todo o conjunto.
Alinhamento do Conjunto
Detalhe da bucha de ajuste do flange na carcaça do câmbio.
Furação do flange.
A soldagem foi feita com alguns pontos apenas para permitir a usinagem de todo o conjunto do flange maior com os flanges menores.
Detalhe do flange com os espaçadores.
Detalhe do conjunto fixo ao motor.
Esta peça foi desenvolvida para centralizar todo o conjunto do motor elétrico e câmbio.
À esquerda o novo integrante da equipe, Rafael da Proinject.
Flange de alumínio.
Flange auxiliar. Esse flange ficará entre o motor e o flange que será fixado na carcaça do câmbio.
Visão da peça desenvolvida para o acoplamento do motor elétrico presa ao volante motor.
Volante Motor com o peso reduzido.
Peça acopladora do motor elétrico ao volante motor.
Trabalho de usinagem das peças.
Cilindro de aço que será usinado.
Visão da parte anterior do Virabrequim.
Visão do câmbio do Gol onde se observa o eixo piloto.
Fazendo as medições na carcaça do câmbio.
Verificando o encaixe do volante do motor original.
Untando a carcaça com graxa para fazer o molde
Untando o volante motor com graxa para fazer o molde.
Fazendo a marcação no papelão.
Reforçando as marcas deixadas pela carcaça.
Visão do motor.
Verificando o molde no motor para fazer o corte circular.
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