Meu Carro Elétrico

Construindo o Sistema de Acoplamento do Motor Elétrico ao Câmbio Original do Gol

Atualizado por Elifas Gurgel no dia 23/03 às 10:25 PM

As imagens mostram os trabalhos iniciais para que sejam feitas as peças que serão utilizadas para desenolver o Acoplamento do Motor Elétrico ao Câmbio Original do Gol. O veículo continuará não só com o Câmbio Original assim como também o Sistema de Embreagem original. São realizadas medidas, avaliações e confecção do molde em papelão para fazer o corte do flange e a criação das demais peças. Dando continuidade, será feita a peça que se adaptará no Motor Elétrico e no Volante do Motor. Essa peça será feita a partir de um cilindro de aço utilizando-se para isso um torno mecânico. Será utilizado apenas como modelo as medidas do virabrequim original do motor AT 1.0 do Gol. O Volante do Motor terá seu peso reduzido, pois o motor elétrico não produz vibrações como o motor a explosão. Foi verificado que não há necessidade de se utilizar rolamento de apoio para proteger o motor da ação da embragem.
Nessa semana, de 25 a 28 de fevereiro de 2009, mais curta em virtude do carnaval, foram feitas a peça de adaptação ao volante motor e dois flanges de alumínio. Foi feito um novo flange de alumínio que se adapta à carcaça do câmbio em virtude de diminuir o peso em substituição ao flange de aço. O peso do volante motor depois de torneado foi reduzido em cerca de 3 kg.
Temos também a inclusão na equipe de trabalho o Rafael, dono da oficina Proinject, no Setor de Oficinas Norte, em Brasília.
Em 23 de março de 2009 foi concluído o trabalho de desenvolvimento do Sistema de Acoplamento do Motor Elétrico ao Câmbio Original do Gol. Abaixo mais algumas imagens do desenvolvimento do sistema. É importante ressaltar que nessa fase o alinhamento do motor elétrico com o câmbio do carro é fundamental. Veremos a imagem de soldagem do flange que irá na carcaça com os outros que serão utilizados para permitir a distância correta do motor elétrico ao câmbio do Gol. Temos também a imagem de uma peça de nylon que foi desenvolvida para centralizar todo o conjunto.

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Alinhamento do Conjunto
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Detalhe da bucha de ajuste do flange na carcaça do câmbio.
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Furação do flange.
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A soldagem foi feita com alguns pontos apenas para permitir a usinagem de todo o conjunto do flange maior com os flanges menores.
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Detalhe do flange com os espaçadores.
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Detalhe do conjunto fixo ao motor.
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Esta peça foi desenvolvida para centralizar todo o conjunto do motor elétrico e câmbio.
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À esquerda o novo integrante da equipe, Rafael da Proinject.
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Flange de alumínio.
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Flange auxiliar. Esse flange ficará entre o motor e o flange que será fixado na carcaça do câmbio.
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Visão da peça desenvolvida para o acoplamento do motor elétrico presa ao volante motor.
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Volante Motor com o peso reduzido.
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Peça acopladora do motor elétrico ao volante motor.
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Trabalho de usinagem das peças.
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Cilindro de aço que será usinado.
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Visão da parte anterior do Virabrequim.
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Visão do câmbio do Gol onde se observa o eixo piloto. 
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Fazendo as medições na carcaça do câmbio. 
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Verificando o encaixe do volante do motor original. 
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Untando a carcaça com graxa para fazer o molde
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Untando o volante motor com graxa para fazer o molde. 
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Fazendo a marcação no papelão.
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Reforçando as marcas deixadas pela carcaça.
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Visão do motor.
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Verificando o molde no motor para fazer o corte circular.

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