Meu Carro Elétrico

Desenvolvimento e instalação da Assistência de Partida em Rampa para o Gol Elétrico

Atualizado por Elifas Gurgel no dia 30/01 às 04:08 PM

Tendo em vista dar mais conforto na condução, foi desenvolvido pelos Engenheiros Elifas Gurgel e Flávio Alexandre um sistema de Assistência de Partida em Rampa para o Gol Elétrico. O sistema é constituído da parte mecânica, que age diretamente no sistema de freio de estacionamento e o sistema de controle eletrônico responsável pelo controle do motor que aciona o freio de estacionamento. O funcionamento é simples: ao se pisar no pedal do freio e o veículo permanecer parado por mais de 3 (três) segundos, o sistema é acionado e não deixa o carro se mover, tanto em aclives quanto em declives. Ao se pisar no pedal do acelerador, o sistema libera o freio de estacionamento e o veículo é liberado. Para tanto, o sistema de controle recebe 3 (três) sinais: acionamento do freio, velocidade do veículo e acionamento do pedal do acelerador. Para que o condutor tenha a informação de que o freio está acionado, o sistema envia um sinal para o acendimento da luz do freio de estacionamento no painel do veículo. É importante frisar que o freio só é acionado com o veículo completamente parado.

Para a construção da parte mecânica, foram utilizados materiais e equipamentos encontrados facilmente no mercado. Para o dispositivo de acionamento foram utilizados parte de um macaco e um motor universal para elevar o vidro de uma porta. A construção da parte mecânica foi de responsabilidade do Engenheiro Elifas Gurgel. A parte de controle eletrônico foi desenvolvido pelo Engenheiro Flávio Alexandre.

Para calibrar a força a ser exercida pelo sistema, cerca de 150 kg, foi utilizada uma célula de carga.

Abaixo, algumas imagens do desenvolvimento e instalação do sistema.

image

Alguns dos componentes utilizados.


image


image


image


image


image


image


image


image


image

Copyright © 2008, Meu Carro Elétrico | Todos os direitos reservados

Design por Julio Cesar Mendes