À esquerda o Aguinaldo, Diretor da Genau Brasil, empresa responsável pela importação, no momento da entrega das baterias.
Acompanhou as baterias um conjunto de suportes, entretanto, tendo em vista que as baterias da parte dianteira foram instaladas deitadas, foi necessário fazer novos suportes. Na imagem, o momento do corte desses suportes.
As hastes foram furadas e cobertas por termoretrátil para proteger melhor as baterias.
Foram colocadas fitas de dupla face entre as baterias para fixar melhor e dar mais estabilidade às baterias e fazer o bloco de 10 baterias.
Bloco de 10 baterias pronto.
Detalhe da fixação.
Após a construção do bloco das baterias dianteiras foram construídos os 3 blocos de 10 baterias que serão instaladas na traseira,do Gol.
Essa imagem mostra as baterias interconectadas e a medida da tensão das 10 baterias ligadas em série.
A preparação do suporte das baterias dianteiras. Inicialmente foi colocada uma borracha lonada para proteger a placa de aço.
Por cima da borracha lonada foi colocada uma chapa de aço inixidável de 1,5 mm.
Ainda por cima da chapa de aço foi colocada uma camada de papelão para juntas automotivas de 1,5mm.
As baterias dianteiras foram protegidas por uma caixa de lona impermeável. Essa imagem mostra as baterias dianteiras em seu local definitivo com a barra que as prende ao suporte por hastes e porcas borboletas.
Chegou a hora de retirar as heróicas baterias de chumbo ácido de 60 Ah utilizadas em nossos testes e demonstrações gentilmente cedidas pelo nosso colaborador e amigo Fellipe Salomon. Essas baterias demonstraram estar em perfeitas condições de uso. O próximo passo é instalar as 30 baterias da caixa traseira.
Caixa das baterias traseiras vazia.
Para fixar as baterias na caixa de baterias na traseira, foi preciso desenvolver um sistema de fixação. Foi adquirido uma chapa e 3mm de espessura e de 150X150 mm e uma barra de ferro de 25 mm de altura e 5 mm de espessura. A chapa foi recortada e furada para ser soldada nessa duas barras que fixarão as baterias.
Chapa furada pronta para ser cortada.
Momento do corte da chapa.
Para poder ajustar a barra de fixação foi feito um rasgo nas chpas da extremidade.
Momento de soldagem dos suportes na barra de fixação das baterias.
Suportes soldados.
Suportes de fixação das baterias pintados e pronto para serem instalados.
Detalhe da barra de fixação com uma contra-chapa. Essa contra-chapa tem por finalidade fixar melhor o suporte.
O carregador de baterias foi substituído por outro semelhante com a programação para as baterias de íon de lítio. O carregador com a programação para baterias de chumbo-ácido será utilizado para alimentar um banco de baterias estacionário alimentado por energia solar ou eólica.
Detalhe da etiqueta da programação do carregador de baterias de íon de lítio.
Para ventilar o banco de baterias traseiro, foram instaladas duas ventoinhas.
Momento da instalação do banco de baterias.
O conjunto de 10 baterias do centro foi o último a ser inserido no compartimento.
Detalhe das duas ventoinhas na caixa.
Instalação do banco de baterias traseiro completado.
Detalhe da fixação das baterias na caixa.
Visão superior da fixação das baterias dianteriras conectadas à plataforma de controle.
Detalhe da conexão.
Porta malas após a colocação da cobertura das baterias.
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