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Instalação das Baterias de Íon de Lítio

Atualizado por Elifas Gurgel no dia 07/11 às 03:35 PM

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À esquerda o Aguinaldo, Diretor da Genau Brasil, empresa responsável pela importação, no momento da entrega das baterias.

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Acompanhou as baterias um conjunto de suportes, entretanto, tendo em vista que as baterias da parte dianteira foram instaladas deitadas, foi necessário fazer novos suportes. Na imagem, o momento do corte desses suportes.


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As hastes foram furadas e cobertas por termoretrátil para proteger melhor as baterias.


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Foram colocadas fitas de dupla face entre as baterias para fixar melhor e dar mais estabilidade às baterias e fazer o bloco de 10 baterias.


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Bloco de 10 baterias pronto.


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Detalhe da fixação.


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Após a construção do bloco das baterias dianteiras foram construídos os 3 blocos de 10 baterias que serão instaladas na traseira,do Gol.

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Essa imagem mostra as baterias interconectadas e a medida da tensão das 10 baterias ligadas em série.


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A preparação do suporte das baterias dianteiras. Inicialmente foi colocada uma borracha lonada para proteger a placa de aço.


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Por cima da borracha lonada foi colocada uma chapa de aço inixidável de 1,5 mm.


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Ainda por cima da chapa de aço foi colocada uma camada de papelão para juntas automotivas de 1,5mm.


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As baterias dianteiras foram protegidas por uma caixa de lona impermeável. Essa imagem mostra as baterias dianteiras em seu local definitivo com a barra que as prende ao suporte por hastes e porcas borboletas.


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Chegou a hora de retirar as heróicas baterias de chumbo ácido de 60 Ah utilizadas em nossos testes e demonstrações gentilmente cedidas pelo nosso colaborador e amigo Fellipe Salomon. Essas baterias demonstraram estar em perfeitas condições de uso. O próximo passo é instalar as 30 baterias da caixa traseira.


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Caixa das baterias traseiras vazia.

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Para fixar as baterias na caixa de baterias na traseira, foi preciso desenvolver um sistema de fixação. Foi adquirido uma chapa e 3mm de espessura e de 150X150 mm e uma barra de ferro de 25 mm de altura e 5 mm de espessura. A chapa foi recortada e furada para ser soldada nessa duas barras que fixarão as baterias.

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Chapa furada pronta para ser cortada.


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Momento do corte da chapa.


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Para poder ajustar a barra de fixação foi feito um rasgo nas chpas da extremidade.

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Momento de soldagem dos suportes na barra de fixação das baterias.

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Suportes soldados.


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Suportes de fixação das baterias pintados e pronto para serem instalados.


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Detalhe da barra de fixação com uma contra-chapa. Essa contra-chapa tem por finalidade fixar melhor o suporte.


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O carregador de baterias foi substituído por outro semelhante com a programação para as baterias de íon de lítio. O carregador com a programação para baterias de chumbo-ácido será utilizado para alimentar um banco de baterias estacionário alimentado por energia solar ou eólica.


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Detalhe da etiqueta da programação do carregador de baterias de íon de lítio.


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Para ventilar o banco de baterias traseiro, foram instaladas duas ventoinhas.


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Momento da instalação do banco de baterias.

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O conjunto de 10 baterias do centro foi o último a ser inserido no compartimento.


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Detalhe das duas ventoinhas na caixa.


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Instalação do banco de baterias traseiro completado.


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Detalhe da fixação das baterias na caixa. 

 

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Visão superior da fixação das baterias dianteriras conectadas à plataforma de controle.

 

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Detalhe da conexão.


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Porta malas após a colocação da cobertura das baterias.

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