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Revista QUATRO RODAS de julho traz matéria sobre o Gol Elétrico no Challenge Bibendum Rio 2010

Atualizado por Elifas Gurgel no dia 28/06 às 10:33 AM

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A reportagem de Isadora Carvalho da Revista QUATRO RODAS de julho de 2010, na seção Novas tecnologias, traz uma matéria muito interessante sobre os veículos elétricos. No contexto do Challenge Bibendum Rio 2010, ocorrido no período de 30 de junho a 3 de julho de 2010 na cidade do Rio de Janeiro, na qual o Gol Elétrico recebeu medalha em três categorias, a repórter fala da nossa experiência com o projeto de conversão do Gol e do desafio a ser enfrentado pelos proprietários dos veículos elétricos para abastecer os seus veículos. Vale a pena conferir.

A seguir o texto da matéria:

GOL ILUMINADO

Integrantes do governo estão discutindo se o Brasil deve incentivar o desenvolvimento local do carro elétrico. Os defensores consideram que essa seria uma oportunidade de o país ter uma fábrica de automóveis nacional, como a Embraer para os aviões. Os críticos pensam que essa tecnologia ameaça os investimentos em combustíveis alternativos, como o etanol e o biodiesel. O apoio oficial seria importante para viabilizar comercialmente os veículos. Mas, enquanto o governo não se posiciona, entidades e pesquisadores independentes trabalham com afinco na criação da tecnologia que deverá ter importante papel nos meios de transporte do futuro. Uma das atrações do Challenge Bibendum, exposição de tecnologias alternativas organizada pela Michelin no mês passado, no Rio de Janeiro, foi o carro elétrico desenvolvido pelo engenheiro Elifas Gurgel, a partir de um Gol Total Flex 2008. Ele instalou um motor de 70 cv, no porta-malas, e, no lugar do motor a combustão, colocou as dez baterias de íon de lítio. “Fiz isso para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da questão ambiental e contribuir para a despoluição do país”, diz o engenheiro. Segundo ele, o Gol já rodou cerca de 5.000 km ao custo de 7 centavos de real por quilômetro.“

A título de esclarecimento, o Gol dispõe de um banco de baterias composto por 40 células de íon de lítio de 180 Ah acondicionadas no Gol da seguinte forma: 10 na parte dianteira e 30 na parte traseira, no local onde se encontrava o pneu estepe. O motor elétrico foi acoplado ao sistema de transmissão utilizando o sistema de embreagem original. Veja as imagens nesse site no passo-a-passo na montagem do motor elétrico.

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