Meu Carro Elétrico

Seminário no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Atualizado por Elifas Gurgel no dia 06/05 às 10:02 PM

O Clube do Carro Elétrico participou no dia 06 de maio de 2011 do seminário sobre a cadeia produtiva do lítio no Brasil. Na ocasião foi feita uma palestra acerca da experiência da conversão do Gol para motor elétrico utilizando baterias de íon de lítio. Os veículos elétricos são os principais beneficiados pela produção de baterias de íon de lítio no Brasil. Informamos que as apresentações estão disponíveis no website da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai): http://www.mdic.gov.br/renai (ver item “Oficinas”).

O evento que foi realizado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) contou com presença de empresários e representantes de entidades de comércio e investimento da China e do Brasil. O objetivo do encontro é a atração para o país de potenciais parceiros e investidores para a extração, beneficiamento e transformação do mineral, utilizado na produção de baterias de celulares e de veículos elétricos, dentre outros produtos.

O seminário foi promovido pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia, e é resultado de um acordo de cooperação entre os dois órgãos. O coordenador da Renai, Eduardo Celino, e o diretor do DNPM, João César Pinheiro, participaram da abertura do seminário, no auditório do MDIC.

Participaram ainda do encontro representantes dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), além da Embaixada e do Banco de Desenvolvimento da China e de empresas chinesas, consultores e pesquisadores da UFSC.

Segundo dados do DNPM, no Brasil, Minas Gerais – municípios de Araçuaí e Itinga - e Ceará – Solenópole e Quixeramobim - detém reservas do mineral. O consumo interno de compostos de lítio está distribuído entre a indústria química (fabricação de graxas e lubrificantes), metalurgia (fabricação de alumínio primário), indústria cerâmica e fabricação de baterias e indústria nuclear (fabricação de reatores).

Informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail .


 


image


image


image


image


image


image


image


image

Copyright © 2008, Meu Carro Elétrico | Todos os direitos reservados

Design por Julio Cesar Mendes